Luan Marçal

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Eu no cenário de guerra II

Fiquei 4 dias no Alentejo, novamente no exercício Orion. Foi uma experiência muito bom... Cerca de 20 mil militares do Exército estão envolvidos no exercício "Orion 2010", que decorreu no Alentejo e na Beira Interior, com o objectivo de testar a capacidade de resposta das tropas portuguesas em cenários de guerra. "Em termos de meios humanos envolvidos nas duas fases do exercício, nós temos aproximadamente cerca de 20 mil militares", revelou o major de Infantaria, João Carvalho.

Este número, explicou, abrange os militares envolvidos desde que os planos de segurança foram activados nas respectivas unidades até agora, ou seja, na fase em que os militares estão no terreno.  O "Orion" é o principal exercício do Exército Português e tem por finalidade testar as capacidades da sua Força Operacional Permanente (FOPE) em diversos cenários de crise.   

Eu fiquei colocado no Alter do Chão, no Pólo da Universidade de Évora. Um lugar muito confortável... Eu dei bastante sorte, enquanto os camaradas estavam na chuva, na lama... eu estava em um excelente lugar, com os oficiais. No domingo, realizou-se em Alter do Chão, no Pólo da Universidade de Évora, um briefing do exercício "Orion 2010", no posto de comando avançado do Comando da Componente Terrestre. Tive a oportunidade de conhecer o ministro da defesa, 2 generais brasileiro, e generais de vários outros países.

O lado positivo é que ganhei essa semana, ou seja, não vou trabalhar nesta semana, apenas a partir da segunda-feira.  


0 comentários:

Enviar um comentário