Luan Marçal

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Comunismo

Vos, editado pela Puritanos. Dei uma olhada na pergunta referente ao oitavo mandamento. É interessante ler os comentários de Vos sobre o alcance geral deste mandamento.

"(...) Segundo o que a Bíblia ensina, o comunismo é errado a princípio. Não é errado meramente em alguns de seus aspectos ou práticas, ou por causa dos abusos a ele asociados, mas é errado e maligno na sua idéia fundamental. Se pudéssemos imaginar um "perfeito" estado de comunismo, em que não houvesse tirania, campos de concentração, polícia secreta, propaganda política, nem censura de informações, ele ainda seria inerentemente pecaminosos e maligno"

"O capitalismo viola a lei moral de Deus pelos males e abusos a ele vinculados; o comunismo viola a lei moral de Deus por sua própria natureza e idéia fundamental."

"O princípio do comunismo é a posse coletiva da propriedade imposta pelo Estado. Isso pressupõe que a posse particular do indivíduo é um mal que só pode ser tolerado em pequena escala, como uma concessão à natureza humana. isso é contrário à Bíblia, que ensina que a propriedade privada é um direito dado por Deus. O ser humano individual, como portador da imagem de Deus, deve ter o direito à propriedade privada e a aquisição de riqueza, se for para desenvolver a sua personalidade conforme o propósito de Deus e para O glorificar plenamente na sua relação com o seu ambiente. A imagem de Deus no homem abrange a implicação de que o homem deve ter o domínio sobre a Terra (Gn 1.27-28); mas o homem é essencialmente um indivíduo, com alma e consciência individuais, com competências e habilidades individuais, com esperança e desejos individuais."

"O comunismo procura fundir o indivído à massa da humanidade e isso envolve o sacrifício do elemento essencial da personalidade do homem, como portador individual da imagem divina e mordomo de Deus com domínio sobre uma parcela da criação de Deus."

"O comunismo assume que o individuo existe por causa da massa, da sociedade, mas isso é contrário à Palavra de Deus, a qual nos ensina que a sociedade e todas as instituições sociais existem por causa do indivíduo, paa que ele possa alcançar o propósito divino da sua vida e assim glorificar a Deus."

"É o indivíduo quem possui uma alma mortal, uma consciência e a capacidade para a comunhão com Deus. Essas coisas sobreviverão a esse mundo e existem para sempre. Elas é que dão dignidade e valor reais à vida humana."

"Qualquer sistema que considere o ser humano individual como sem importância e busca amalgamá-lo à massa supostamente pelo bem-estar da "sociedade" é fundamentalmente errado e anticristão. Isso se aplica tanto à propriedade coletiva compulsória quanto às outras subversões da individualidade da personalidade humana."

"...O Estado deve proporcionar as condições para que os negócios privados sigam adiante, e deve regulamentá-lo em prol da justiça, mas não deve suplantá-lo competindo contra ele. Deus instituiu o governo civil para promover o bem-estar das pessoas pela manutenção da justiça na sociedade humana (Rm 13.4), e não para se firmar como um colossal empreendimento coletivo em concorrência com os seus próprios cidadãos."

"...o oitavo mandamento impõe a "frugalidade" como um dever cristão. Isso é o contrário do desperdício, um pecado especialmente peculiar à nossa sociedade consumista, do qual os crentes, certamente, não estão isentos. Às vezes, a má administração da abundância leva ao desperdício, isso pode explicar parcialmente a causa dele, mas não o justifica. "

"Mesmo quando há muito à disposição é um erro desperdiçar qualquer coisa que possa sustentar ou enriquecer a vida humana, ou que tenha custado recursos naturais e esforços humanos para ser produzida. Os nossos bens não são nossos para usá-los ou gastá-los como bem quisermos. Eles nos foram confiados por Deus para sermos seus despenseiros, dos quais prestaremos contas a Ele. Se não nos tornarmos parcimoniosos e econômicos em função da obediência consciente à lei de Deus, pode vir o dia em que sejamos obrigados a praticar a economia por absoluta necessidade. "

"Igualmente digna de ser repreendida como o desperdício é a insensatez de gastar muito dinheiro com luxos desnecessários, como também com várias formas de auto-gratificação prejudiciais ao corpo e a alma. Os crentes, ao usarem os bens que Deus lhes confiou, devem considerar seriamente se são culpados de auto-gratificação carnal."

No que me diz respeito, o Catecismo Comentado é uma das obras que não podem deixar de estar na estante daqueles irmãos chamados a exercerem cargos de liderança na igreja e também dos vocacionados para exercerem cargos públicos ou políticos.

5 comentários:

Anónimo disse...

fascista escroto!

Anónimo disse...

Pérola atrás de pérola, misericórdia.

Sim, sou Cristã & Comunista.

Anónimo disse...

Bizarooooooooooooooooo!!!!!
Sou Cristão protestante e Comunista!!!!
O senhor que fez tal análise precisa examinar as escrituras e para de criar heresias!!!!

Rodiney disse...

Perfeita abordagem. Concordo 100%, parabéns.

Blog do Felipe disse...

VIVA A COMUNA DO BRASIL !!! VAMOS MASSACRAR E ACABAR COM O CAPITALISMO SELVAGEM E NOJENTO QUE ASSOLA A HUMANIDADE.

Enviar um comentário