Luan Marçal

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Será que teremos uma nova crise de 1929?



A Grande Depressão ou a "Crise de 1929"? Devido a grande depressão em 1929 foi formado o III Reich com a ascensão do "fuhrer Adolf Hitler" e alguns anos depois começa a segunda guerra mundial.

Não muito diferente do que esta acontecendo agora, os bancos quebrarão, a as bolsas da maioria dos países estavam em baixa constante, exemplo foi a de bolsa de Nova Iorque que chegou a perdas de até 90%. Essa situação fez com que o País também retirasse seus investimentos de outros países, isso provocou automaticamente a transferência da crise para o mundo todo.

Houve uma imensa depressão económica nos Estados Unidos, o crédito não mais existia e o desemprego bateu recordes históricos, a fome e a miséria era vista em todos os países. A exemplo do Canadá foi somente com a entrada da maioria dos países na Segunda Guerra Mundial, em 1939, que os efeitos da Grande Depressão teriam o início do seu fim.

Como os Estados Unidos estavam saindo da guerra em melhores condições financeiras eles se tornaram o principal país no Banco Mundial, que tinha maior influência e maiores vantagens.

O controlo do Banco Mundial e do FMI pelos Estados Unidos serviu para que este país se tornasse a potência dominante no sistema financeiro e monetário mundial.
Nos dias de hoje, em que a moeda norte-americana se encontra a beira do colapso total, é possível ver a queda da hegemonia dos Estados Unidos que teve sua ascensão depois da Segunda Guerra Mundial com o tratado de Bretton Woods.

A crise actual é de proporções comparadas à da grande crise de depressão da década de 1930, provocada pelo crash da bolsa de 1929. A crise norte-americana com o seu endividamento impagável prevê uma recessão sem precedentes na história económica mundial, que levará o capitalismo a mais um baque irreversível.
Agora pergunto:

Estamos as prévias de iniciar a maior das guerras?
Existe alguma conspiração para inicia-la?

Sola Gracia

0 comentários:

Enviar um comentário