Luan Marçal

sábado, 17 de janeiro de 2009

Por quê?

Para você chegar ao motivo fundamental pelo qual a igreja existe, você tem de perguntar: “Por quê?”

Porque, de facto, foi à igreja trazida à existência? Por que, o prédio da Igreja ocupa um determinado terreno? Por que erigimos paredes e um teto sobre os prédios nos quais nos reunimos? Porque se pregam sermões? Por quê? Por quê?

Muitos podem dizer que é para levar o evangelho aos perdidos, ter a oportunidade de participar de cultos e instrução regulares, dar esperança aos que sofrem, equipar os santos para a obra do ministério, edificar os santos, etc.

Cada uma dessas razões é válida, saudável e valiosa. Mas o principal motivo é GLORIFICAR A DEUS. "Portanto, quer comeis, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (I Coríntios 10:21)

No mais simples dos termos, eis aí a resposta à pergunta sobre o que existimos. O propósito básico da igreja é glorificar ao Senhor nosso Deus. Homens ou mulheres; adulto, jovem ou criança; em qualquer país onde se encontre; em qualquer circunstância – o alvo é a gloria maior de Deus. Jamais esqueçamos isso. “A Ele seja glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre, amém” (Efésios 3:21). Paulo esta dizendo que a glória é dada a Deus por meio da igreja e de Cristo.

"Ou não sabeis que o nosso corpo é o santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus? Não sois de vós mesmos" (I Coríntios 6:19) Você estava consciente disso? O motivo de Paulo fazer essa pergunta é declarado na afirmação seguinte: "Fostes comprados por bom preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo" (I Coríntios 6:20). Deus está interessado em que o glorificamos até mesmo em nosso corpo. Na maneira como tratamos.

O Capitulo quinze da carta anterior, aos romanos, inclui um par de versículos que se harmonizam muito bem com o que estamos aprendendo: “Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Para tornar isto tudo extremamente prático, precisamos perguntar regulamente: Por que estou fazendo isso? Por que eu disso que sim? Por que estou fazendo isto? Porque estou ensinado? Porque canto no coro? Por que estou neste grupo de adultos? Por que planejo em meu orçamento dar esta quantia? Por quê? Por quê? PORQUE QUÊ? Quando essas perguntas são feitas, é preciso que haja uma única resposta: Para a Gloria de Deus.

Tudo seja feito para a Gloria de Deus. Amém!

Soli Deo gloria

1 comentários:

Pastor Manuel Luzia (Ministro Presbiteriano) disse...

Amado Luan, Isto reporta-nos à primeira pergunta do Catecismo: Qual o fim principal do homem? O fim principal do homem é, glorificar a Deus e gozá-Lo para sempre. A razão da nossa existência é para glorificar a Deus. Se somos verdadeiramente crentes e não estamos a glorificar a Deus em tudo o que fazemos, dizemos, etc. então estamos em pecado e precisamos chegar ao altar e, humildemente pedir perdão e nos arrependermos. E, como Deus é fiel, Ele nos perdoa todos os nossos pecados.

A Deus toda a Glória!

Pr. Manuel Luzia

Enviar um comentário