Luan Marçal

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Predestinação

Para um calvinista, o sentido na crença acerca da predestinação se dá pelo facto do ser humano não ter como escolher a Deus, pois está morto em seus delitos e pecados. Neste sentido, na obra da Salvação, o Pai predestina, o Filho morre pelos predestinados, e o Espírito Santo convence o predestinado a receber Jesus como Senhor e Salvador, suscitando-lhe a fé.

Na concepção arminiana (que, salvo melhor juízo, também é a de Tomáz de Aquino), a predestinação é “em Cristo” e não pessoal. Portanto, “em Cristo”, todos são predestinados à salvação. “Fora de Cristo”, todos são condenados. Deus, neste aspecto, quer que todos sejam salvos, mas dá plena liberdade para que as pessoas rejeitem o evangelho. Então, o esquema trinitário da salvação seria o seguinte: Deus, em Cristo Jesus, predestina toda a humanidade para a salvação; Jesus dá a sua vida pela humanidade; o Espírito Santo convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; entretanto, o ser humano tem em si a capacidade de rejeitar o evangelho, ou seja, não receber a Cristo. Caso receba o evangelho, pelo poder do Espírito Santo, o faz pela fé, e não pelas obras. Salvo melhor juízo, também é assim que é na Ortodoxia (tanto é que muitos dizem que Wesley restaurou a “ortodoxia soteriológica no ocidente), não quando manteve o “sola fides”, mas quando preconizou a possibilidade do ser humano rejeitar o evangelho.

Mas, Deus predestinou cada um, conforme a sua vontade. "Denominamos predestinação o conselho eterno de Deus pela qual Ele determinou o que deseja fazer com cada ser humano. Porque ele não criou todos em igual condições, mas ordenou uns para a vida eterna e os demais para a condenação eterna. Assim, conforme a finalidade para qual o homem foi criado, dizemos que foi predestino para a vida ou para a morte" João Calvino

Tudo que Deus faz é bom, tudo que Ele faz é o melhor para os SEUS(eleitos) filhos, Ele é soberano e nunca vai errar, nada vai acontecer contra a vontade Dele, fomos predestinados, e não podemos negar este facto, então estaríamos negando a soberania de Deus.

Sola Fide

0 comentários:

Enviar um comentário