Luan Marçal

domingo, 19 de outubro de 2008

A graça te basta?

"Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados." (Actos 5.31)

Nosso Senhor Jesus Cristo subiu para que a graça descesse. Ele usa Sua glória para melhor propagar Sua graça. O Senhor não tem dado um só passo acima, senão com o objectivo de também elevar os crentes juntamente consigo. Tem sido exaltado para nos dar o arrependimento, o que veremos adiante, e nos recordaremos de algumas grandes verdades.

A obra que nosso Senhor realizou, tem feito o arrependimento possível, útil e aceitável. A lei não fala de arrependimento, senão diz simplesmente:

"a alma que pecar, essa morrerá." (Ez 18.20).

Se o Senhor Jesus não tivesse morrido, ressuscitado e ascendido ao Pai, para que serviria o seu e o meu arrependimento? Poderíamos sentir remorso de consciência com todos os seus horrores, porém não o verdadeiro arrependimento com suas esperanças.

Arrependimento em sentido de sentimento natural é um dever comum, que não merece louvor; em verdade é um sentimento tão comumente misturado com temor egoísta do castigo, que seu melhor apreço é de pouco valor.

Se Jesus não tivesse intervindo, acumulando uma riqueza de mérito, nossas lágrimas de arrependimento não valeriam mais do que outras tantas gotas de água derramada na terra. Jesus foi exaltado, para que a virtude de sua intercessão tenha valor diante de Deus; o nosso arrependimento. Neste sentido, nos dá arrependimento, posto que o põe em condição aceitável, o que de outro modo não seria.

Quando Jesus foi exaltado, foi derramado o Espírito de Deus, para produzir em nós todo dom de graça necessário. O Espírito Santo cria em nós o arrependimento, renovando-nos de um modo sobrenatural, removendo o coração de pedra de nossa carne.

Não te sentes apertando os teus olhos para saírem algumas lágrimas impossíveis; o arrependimento não sai de uma natureza rebelde, mas da graça livre e soberana. Não entres em teu quarto esforçando-te para produzir num cora.

Sola Gratia

0 comentários:

Enviar um comentário