Luan Marçal

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Legalismo x Obediência

"O legalismo é uma tentativa frustrada de impor limites em nome de Deus, porém dentro dos conceitos humanos. Um problema que afectou e ainda afecta a Igreja de maneira grave. Até mesmo nos tempos dos apóstolos, esse mal teve que ser administrado pelos santos daquela época. A diferença entre o legalismo daquela época e o legalismo de hoje é o que se quer ou não obedecer. O legalismo é comprometido não com o reino de Deus, e muito menos com o desenvolvimento espiritual da Igreja, mas com as ideologias e padrões de homens que não querem se comprometer em amar ao próximo que tem a liberdade de ser diferente e gozar dessa diferença." Pr. Antônio Cirilo

Abomino extremismo “fundamentalista” que é representado na maioria das vezes por pessoas que não tem verdadeira comunhão com Cristo e só sabem procurar defeitos nos mais fracos e apontar o erro dos novos na fé sem nenhum amor pelos que perecem, fracos na fé esses que querem mudar mas ainda não tem forças, que até lutariam contra o pecado, se tivesse o apoio de mãos amigas em vez do brado que condena e do dedo que julga, as vezes as suas mesmas fraquezas, sem pena nem piedade! Sou contra uma pessoa ser legalista sem conhecer a sã doutrina, sem defender a sã doutrina. Estou falando dos falsos legalismo, o legalismo dentro do conceito dos homens. Sou a favor do “legalismo” bíblico.

Toda doutrina que vai de encontro a palavra de Deus é legalismo. Eu busco o "legalismo" que vai de encontro com a Palavra de Deus, creio que todos nós devemos ser legalista nesse ponto. Tudo aquilo que é usado como doutrina e que não é de acordo a sã doutrina é falso legalismo. Eu odeio esse legalismo que não é de acordo com a sã doutrina. É verdade que esse falso legalismo é errado e enviará uma pessoa ao inferno por crer nele. Gálatas 1:8 afirma: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema”. Legalismo, na história da teologia, é a teoria de que um homem obtém e merece a sua salvação fazendo boas obras ou obedecendo a lei.
Temos que viver a Palavra de Deus no seu todo, temos que seguir os mandamentos do Senhor, isso não é legalismo! Mas desconsiderar a Lei lançará você no inferno também. “Bem-aventurados aqueles que praticam seus mandamentos, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas” Apocalipse 22:14. O livro de Apocalipse deixa claro que aqueles que devem entrar na Nova Jerusalém e passar a eternidade com Deus são aqueles que “praticam seus mandamentos”. Nós não somos legalistas quando guardamos a Lei, porque não buscamos a Lei para encontrar a vida. Pelo contrário, a Lei nos apresenta que temos verdadeira vida em nossos corações. Guardamos a Lei para sermos obedientes a Cristo e apresentar-lhe o quanto nós o amamos por ter nos resgatado das influências condenáveis de tentar guardar a Lei para ganhar a vida eterna. Obediência está muito longe desse falso legalismo. “O que é obediência?” deveria ser a próxima questão a ser respondida. Obediência é expressar o amor de Cristo a Cristo ao guardar a Lei. Cristo produz em nós o fruto do Espírito (Gl 5:22-25). O Espírito produz em nós o amor de Cristo por boas obras; pois é para isto que fomos criados. Deus nos criou para as boas obras (Ef 2:10). O amor de Cristo em nós nos leva a boas obras quando estudamos e observamos a Lei. Em nosso prazer neste trabalho diante de Deus, Deus se compraz, e ele é glorificado. Quando nós nos agradamos em seguir todos os mandamentos de Deus, ele se agrada. Não deveríamos ser obedientes a Deus quando Deus, em numerosas passagens, ordena obediência de nossa parte como representantes de sua Palavra? Deus requer de nós que sejamos obedientes em toda circunstância, e aqueles que ensinam diferente são lobos malignos disfarçados em pele de cordeiro para enganar o povo de Deus. E é interessante ver que em Mateus 7:15 Jesus chama aqueles que maltratam o rebanho de “loubos roubadores”. Ele diz isto no final do Sermão do Monte, que é uma exposição dos Dez Mandamentos e da vida no Reino. Isto não é coincidência. Deus não quer falsos profetas vindo à igreja contando a ela que não é necessário guardar a Lei. Isto não é nada, senão blasfêmia e heresia contra a Palavra de Deus. Nós devemos nos esforçar para guardar a Lei de uma maneira santa por meio de Cristo. Assim, nós vemos o grande abismo entre o que significa ser legalista (guardar a Lei para a salvação) e obediente (guardar a Lei porque fomos salvos). Nós precisamos da Lei para mostrar o nosso pecado. Nós precisamos da Lei para nos dirigir à justiça. Nós precisamos dos mandamentos de Cristo que estão distribuídos por toda a Escritura para alcançar nossa santificação e santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12:14). Salvação não depende de guardar a Lei, pelo contrário, nossa salvação é vista em nós quando guardamos a Lei. O jovem perguntou a Jesus como poderia herdar a vida eterna. Jesus lhe disse "guardar os mandamentos". Soli Deo Gloria Fontes pesquisadas:
  1. 3º Caderno Verdades Essenciais da Fé Cristã – R.C.Sproul. Editora Cultura Cristã.
  2. http://www.monergismo.com/textos/legalismo/legalismo_obediencia_McMahon.ht

0 comentários:

Enviar um comentário