Luan Marçal

domingo, 15 de novembro de 2009

O calvinismo é Cessacionista?

O calvinismo é cessacionista sim, e o facto de haver pessoas que se dizem reformadas não-cessacionistas apenas aponta para a realidade de elas serem incoerentes em seu sistema de fé. O calvinismo coerente não tem como não ser cessacionista. A Confissão de Fé de Westminster, um dos símbolos de fé mais completos, orgânicos e sistêmicos que a fé reformada produziu está aí para provar o cessacionismo do verdadeiro calvinismo. A não cessação dos chamados dons revelacionais e de milagres, curas, etc., é um golpe mortal na doutrina reformada da Sola Scriptura. Logo, o não-cessacionismo coloca em risco o próprio calvinismo.

O calvinismo é um sistema de teologia completo, e por isso não pode ser separado como os gomos de uma "mexerica" (em alguns lugares do Brasil, tangerina), os quais, apesar de formarem um todo, ficam lado a lado. A soteriologia calvinista não é independente da sua pneumatologia, e assim por diante.

Aliás, o calvinismo é muito mais do que um sistema teológico, ele é uma cosmovisão, uma maneira bíblica de ver o mundo.
Quanto à sua indagação, transcreverei alguns versículos bíblicos.

“Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis.” (Deuteronômio 13:1-4).


Veja que é possível a ocorrência de sinal ou prodígio anunciado por um falso profeta. E qual o propósito disso? Provar o povo de Deus, a fim de verificar se ele ama a Deus, e se obedece aos seus mandamentos.

“Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira,” (2 Ts 2:9-11 RA)


Perceba que muitos serão enganados com sinais, e prodígios da mentira, e isso é algo enviado pelo próprio Deus porque tais preferiram crer na mentira do que na verdade.

Então, o fato de que coisas extraordinárias ocorrem não prova que a origem é divina, senão que é Deus enviando o erro para aqueles que não amam a sua vontade revelada, a Sua Lei, sejam engandos por falsos profetas.

Os magos do Egito também conseguiram, até certo ponto, fazerem os mesmos sinais que Moisés.

Um estudo sério sobre o significado dos dons espirituais dos quais estamos tratando (tendo em mente) mostrará que eles foram dados pelo Espírito para vigência temporária.

Mas, mesmo que se prove por todos os meios exegéticos possíveis essa verdade, ainda assim muitos preferirão ser enganados.

Sola Scriptura

2 comentários:

Heitor Alves disse...

Ótima postagem Luan Marçal.

Transcrevo aqui o que Spuregon declarou sobre o calvinismo: "Eu pessoalmente acredito que não seja possível pregar a Cristo e Ele crucificado, a menos que estejamos pregando o que hoje é conhecido como Calvinismo. O Calvinismo é apenas um apelido; o Calvinismo é o evangelho e nada mais".

Não conhecia seu blog, mas agora vou acompanhá-lo mais de perto.

Um abraço!

Luan Marçal disse...

Obrigado pelo seu recado. Continue a dar sua opinião neste humilde BLOG.

Soli Deo Gloria

Enviar um comentário