Luan Marçal

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ACERCA DO MOVIMENTO CARISMÁTICO

Já agora, envio um texto do estimadíssimo Rev. Celestino Torres da 1ª Igreja Baptista de Lisboa, amado irmão e ministro do evangelho de Cristo (ao que parece nestes tempos já está a ficar fora de moda... se é que alguma vez foi algo mais que não uma raridade!?!?!?!). Link abaixo.

ÀCERCA DO MOVIMENTO CARISMÁTICO

O fenómeno chamado carismático coloca-nos na sua versão moderna, algumas interrogações que nos devem levar a reflectir sobre as suas causas.

Sempre houve grupos que no seio da Cristandade se caracterizaram por um certo desequilibrio espiritual, o qual se reflectia na forma como adoravam a Deus nos cultos públicos. Esses grupos foram, porém, ao longo dos séculos constituídos por um número reduzido de pessoas mais ou menos marginalizadas em relação às Igrejas oficiais. O que há de novo nos nossos dias é a grande proliferação desse desequilíbrio espiritual no meio de toda a cristandade. Começou no meio Evangélico e agora penetrou já na própria Igreja Católica. Assim, quando falamos do movimento carismático, não podemos referir-nos hoje a um reduzido número de pessoas desequilibradas que louvam a Deus à sua maneira.

É esta a realidade que nos preocupa e nos coloca algumas interrogações: como foi possível chegarmos a esta situação? Em Portugal, por exemplo, há já mais igrejas e grupos carismáticos do que genuinas igrejas Evangélicas. Pensamos em 5 causas que podem eventualmente explicar esta dramática situação:

  1. A influência cada vez maior no meio Evangélico de correntes de pensamento, de filosofia e de cultura pagãs. O grande afluxo de africanos e brasileiros ao nosso país, trazendo consigo os seus usos e costumes, uma maneira de estar na vida por vezes grandemente influenciada por religiões animistas e pelo espiritismo. Para já não falarmos da acção mais ou menos subtil dos apóstolos da Nova Era, os quais, infiltrados nos lugares chave da nossa sociedade, têm daí influenciado alguns crentes mais inadvertidos ou ingénuos. Pensamos até ser possível detectar infiltrações mais profundas da Nova Era em muitos meios chamados carismáticos cujas atitudes e afirmações de coincidem com certos postulados seus.

  2. Outra causa é o espírito vincadamente profano e irreverente da nossa época que faz com que muitas atitudes e afirmações não só não sejam repudiadas pela maioria das pessoas, mas pelo contrário sejam vistas até com simpatia e apoio.

  3. Depois há o primado da imagem e do espectáculo. Com o advento das novas tecnologias a nossa cultura deixou de firmar-se na palavra, escrita ou oral, para ser uma cultura do écrã, da imagem. Uma cultura que privilegia o espectáculo. Assim, para muitos, os cultos tradicionais tornaram-se obsoletos e sem qualquer atractivo em comparação com os verdadeiros espectáculos que podem ser desfrutados nas sessões carismáticas.

  4. Obviamente que todas estas razões ou causas que temos enunciado até aqui fazem com que o Deus da Bíblia, ou seja, a Revelação que Deus faz de Si mesmo nas páginas da Escritura seja rejeitada em favor duma outra imagem, criada e moldada na mente dos líderes que estão em voga. Uma imagem muito mais apropriada para responder aos anseios do espectáculo e que satisfaça as necessidades carnais dos homens, atraindo assim e galvanizando as multidões. Deste modo, a reverência e o temor devidos ao Deus da Bíblia são substituídos pela irreverência de formas profanas, superficiais e frenéticas de adoração.

  5. Mas se nos interrogarmos como é que um tal desequilíbrio pôde penetrar e influenciar tão facilmente o meio Evangélico, a única resposta que nos ocorre após prolongada reflexão, é a falta de convicções na maior parte dos crentes, mesmo naqueles que já têm anos de vivência evangélica. É curioso e frustrante vermos o entusiasmo com que acolhem qualquer novidade. Parece que não estão satisfeitos com a Verdade ou então ainda não A encontraram. Por isso deixam-se arrastar e influenciar facilmente por qualquer nova ideia ou doutrina. E depois é muito mais fácil seguir no sentido da corrente do que remar contra ela.

Tudo isto nos leva a uma conclusão: se quisermos conservar o que ainda pode, no meio Evangélico, ser salvo desta grande vaga de decadência e corrupção da espiritualidade genuina temos de fomentar em cada crente convicções pessoais, as quais só podem ser fruto duma leitura contínua e sistemática da Escritura Sagrada, em espírito de oração e de submissão ao Espírito do Senhor, pois só Ele nos pode dar a luz necessária para vermos a verdadeira Luz que é Cristo, o Cristo da Bíblia.

Fonte: http://iibaptistalisboa.no.sapo.pt/reflexoes.htm#carismatico

Soli Deo Gloria

13 comentários:

Anónimo disse...

viva,

Luan, eu estou constantemente a enviar-te dicas para PAZ ,e tu continuas em pé de guerra, atacando os movimentos carismáticos etc.........

quando tu sabes perfeitamente que existe o batsimo do Espírito santos, eu acho que devias ler o LIVRO DOS ACTOS DOS APÓSTOLOS, limha por linha..............e para dessa tua guerra de guerrilha que não te eleva a ~lado nenhum

Ouve melhor o pregador paul Waher............

K.leonidas disse...

E depois misturas os movimentos da nova era, com o pentecostalismo???????????????

eu aconcelhar-te a enveredares no nosso movimento da Ass. De Deus.

Vai lá no Monte Esperança e pede para falar com DR PEDRO FIGUEIREDO, grande amigo meu.

(quanto ao Vasco leitão ele quer falar contigo, afinal ivnetaste tudo sobre ele, que nunca falou contigo, como podes fazer estas coisas?........)

vai fala com o Pedro ele te encaminhará por um caminho de longe mais excelente do que naquele em que andas.

Anónimo disse...

http://iibaptistalisboa.no.sapo.pt/reflexoes.htm#carismatico

Anónimo disse...

bem tu precisas mesmo de ajuda..........

Luan Marçal disse...

Caro Rui Barandas,

Por favor, pare de me contactar. Você vem sempre no meu blog, o que você quer comigo? Eu não quero conversa contigo!

Deixa-me em paz, pare de mandar mensagens a provocar.

Cuida da sua vida, da sua casa, da sua familia... Deixa-me em paz!

Luan Marçal disse...

Eu não quero saber o que você pensa, ou que você larga de pensar.

DEIXA-ME EM PAZ.

Luan Marçal disse...

Eu já disse varias vezes, nosso caso está no tribunal, vamos resolver isso no tribunal.

Não vai adiantar você continuar me difamar, ameaçar de morte, perseguir, provar... Você sabe bem que isso não vai terminar bem. Já chega, não faça as coisas piorar.

Anónimo disse...

Breves informações sobre o acontecimento entre o Luan e o Rui Barandas:

No dia 26 de Maio de 2009 recebi um recado do Sr. Rui Barandas a pedir a minha ajuda no Partido Nacionalista Português e resolvi ajuda-lo, pois, achei muito interessante aquilo que o partido aparentemente defendia. O Sr. Rui Barandas enviou-me um estatuto e varias cartas a dizer sobre o partido. Posteriormente descobri que o estatuto que o Sr. Rui Barandas enviou-me era plágio do Partido da Nova Democracia.

Comecei a envolver de uma forma mais profunda no partido, inclusive cheguei a criar um site, que ficou pronto em 16 de Julho de 2009, escrever artigos, distribuir folhetos e divulgar o partido de várias maneiras. Com o tempo, descobri que estava sendo enganado pelo Sr. Rui Barandas, uma vez que o partido não existia, não existia nenhum militante no partido. E o pior de tudo, o “partido” demonstrava uma seria ameaça a dignidade da pessoa humana, com orientações nazista.

Justamente por descobrir que estava sendo enganado pelo Sr. Rui Barandas que se auto titulou o presidente do “partido”, resolvi sair de lá o que desejei fazer em 25 de Junho de 2009 e ao mesmo tempo retirei do ar o site que tinha criado, o que efectivamente aconteceu no dia 10 de Julho de 2009.

Foi então que comecei a ser ameaçado, difamado, caluniado e injuriando pelo Sr. Rui Barandas.
Disse que vai destruir a minha vida e tudo mais. Ele constantemente vem me caluniando de várias maneiras. Dizendo que eu roubei-lhe e portando sou um ladrão.

As ameaças são feitas por e-mail, cartas e principalmente por telefonemas, que eu posso provar judicialmente.

Disse-me que vai divulgar a todos que roubei dele e que sou defensor do nazismo e tudo mais. E ainda, que vai entrar em contacto com a minha igreja, seminário, trabalho e jornais a fim de me difamar.

Estou sendo impressionado psicologicamente pelo Sr. Rui Barandas, eu tenho medo de andar sozinho na rua. Estou completamente assustado com as ameaças que ele anda me fazendo.

Sou estudante de teologia, justamente por esse motivo, disse que vai-me difamar, para que eu possa ser expulso do seminário que frequento, que é Instituto Bíblico Português e a Igreja que congrego e que, além disso, nunca mais consiga arranjar o emprego.

Ele disse se porventura eu vier fazer alguma queixa contra ele, ele “irá destruir a minha vida definitivamente”, o que constitui, só por si, um crime de ameaças e ira iniciar um processo contra mim. No entanto, ele nada tem para incriminar.

Mas tenho medo de que ele cumpra as suas muitas ameaças de morte feitas á minha pessoa e que, por conseguinte, algo possa acontecer mesmo comigo.

Anónimo disse...

Estou divulgando estas informações sobre o Rui Carlos de Marçal Barandas, para que as pessoas possa entender. Ele deixa vários recados diariamente neste blog, a difamar os presbiterianos, e principalmente, o Luan.

Anónimo disse...

Amigo Luan,

Aprecio o artigo em si e concordo. Só tem um senão - NÃO APROVO a foto que usou para ilustrar o artigo. Por favor altere-a

Luan Marçal disse...

Desculpe, mas a foto tem tudo a ver com o artigo. Esta foto é a melhor ilustração

Anónimo disse...

Querido Luan, não concordo consigo. Depois falamos

Luan Marçal disse...

Quando escrever, deixa o seu nome. Muito difícil eu aceitar recados de anónimos.

Este artigo não foi feito para agradar pessoas, e sim, mostrar a verdade.

Enviar um comentário