Luan Marçal

terça-feira, 12 de maio de 2009

DISLEXIA



É uma reportagem de um programa televisivo brasileiro. Penso que é muito importante os meios de comunicação fazerem este tipo de divulgação pois ajuda a que a “dislexia” se torne mais familiar para o público em geral e, assim, contribuí para o aumento do conhecimento de todos acerca do assunto. Quando vi esse vídeo lembrei-me quando era mais novo, e percebi a semelhança do depoimento desse menino com a minha vida. Infelizmente minha “dislexia” foi descoberta apenas 3 anos atrás, fiquei anos da minha vida com serias dificuldades na leitura, mas os meus professores não tinha conhecimento da “dislexia”. Enquanto os alunos tinha que estudar das 7:00 às 12:30hr, eu tinha que estudar na escola normal das 07:00 às 12:30, e depois ir para aula de reforço das 14:00 às 17:30. Eu tinha que estudar o dobro dos outros alunos para conseguir ter boas notas. Nunca consegui estudar sozinho, os meus professores tinham que ler para que eu possa entender. O pior de tudo, eu sempre me senti inferior aos outros alunos, sempre me senti o "atrasado" da turma. Eu esforçava mais do que todos os alunos, mesmo assim sempre tive serias dificuldades no português. Até mesmo na minha família, eu era considero inferior aos meus irmãos, por causa das minhas dificuldades na leitura…

A dislexia não impede o sucesso profissional, existindo uma alta percentagem de indivíduos com esta problemática entre os grandes artistas, cientistas....
Muitos especialistas acreditam que as pessoas com dislexia, por serem forçadas a pensar de forma diferente, são mais habilidosas e criativas e têm ideias inovadoras que superam as de pessoas sem dislexia. Segundo alguns estudiosos da dislexia (Ronald D. Davis), a função mental que causa a dislexia é um dom, e embora nem todos os disléxicos desenvolvam os mesmos dons, têm certas funções mentais comuns:
1. Podem usar a capacidade cerebral para alterar e criar percepções;
2. São muito conscientes do ambiente que os rodeia;
3. São mais curiosos do que a média;
4. Pensam sobretudo em imagens, mais do que palavras;
5. Pensam e percepcionam em multi-dimensões (com todos os sentidos);
6. Podem experienciar o pensamento com realidade;
7. Têm imaginações vividas.

1 comentários:

Pastor Manuel Luzia (Ministro Presbiteriano) disse...

Luan,

Vamos em frente confiando no Senhor.

Um abraço

Pr. Luzia

Enviar um comentário