Luan Marçal

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Natal - Nascimento do centro comercial

Uma coisa que é engraçado, mas que nunca entendi bem é como é que no Brasil se caracteriza o Pai Natal como roupas quentes, longas barbas, com frio, renas neve etc, e depois se anda com 30 graus na rua, de t-shirt hehe; deve ser confuso.

Aqui em Lisboa na época do natal não Neva, mas faz muito frio, mas com sorte talvez tenhamos alguma. É que natal com neve é mais bonito.

Outra característica, esta bem menos agradável, é o facto de à semelhança com todo o mundo ocidental, o natal está a passar de festa religiosa Cristã, para uma festa pagã, do consumo. Celebra-se não o nascimento de Jesus, mas o centro comercial, é vergonhoso. Isto é uma pequena parte, vontade das pessoas, que preferem o apelo ao consumo que a festa Cristã, mas é na sua esmagadora maior parte, culpa dos comerciantes, que não tem qualquer problema em transformar as tradições das pessoas no que lhes dá jeito. Fazendo uso de uma publicidade nojenta, agressiva e em dose industrial alteram tudo. Quem é que na televisão fala de Jesus? Fala-se é de prendas, cultiva-se a imagem do pai natal em detrimento de Jesus (claro, é o pai natal que dá lucro), ou seja, tudo em nome do lucro. Até a páscoa, que tem resistido melhor à ganância dos comerciantes, está a sucumbir. Estamos a passar da ressurreição de Cristo, para a festa das amêndoas, coelhos de pelúcia (claro, interessa aos comerciantes isso, pois a ressurreição de Jesus não dá lucro). Enfim, é com tristeza que assisto a isto impotente. A ganância dos comerciantes que não respeitam nada e alteram tudo. Não se coíbem de alterar os valores da nossa sociedade em busca de lucro e mais lucro.

Deveríamos fazer uma coisa. Fazer um presépio gigante e deitar na manjedoura, um centro comercial e uma nota de 500 euros; é isso que celebramos e não Jesus.

Boas Festas!

7 comentários:

Pastor Manuel Luzia (Ministro Presbiteriano) disse...

Amigo Luan,

Tem razão. De facto há muito que o Natal deixou de ter aquele significado. Hoje é o Natal comercial, nota-se até na época em que começam as decorações natalícias, em alguns lugares começaram logo em Outubro. É uma grande tristeza e, o mais triste é que muitos cristãos entraram na "onda" e estão a seguir os mesmos passos. São as prendas, os almoços e jantares especiais e pouco mais.
À que mudar esta mentalidade e voltarmos a celebrar dignamente a vinda do Messias.

Um abraço

Pr. Manuel Luzia

David Cameira disse...

Luan,
Este teu post é brilhante
Olha eu vou até fazer um chamada , no meu blog, para virem este post
OBRIGADO

Sejamos nós a contracultura que falta na cultura evangélica, cada vez mais mundanizada.

"JESUS pos a Igreja no mundo, Satanás, porém pos o mundo na Igreja"
não sei quem disse mas é uma tremenda verdade

Anónimo disse...

Gostei muito deste post e tens toda a rasao que hoje em dia o Natal é apenas o lucro... infelismente...
Resta nos orar para que algumas mentalidades mudem... beijinho

_SunFlower_ disse...

Hehehe Luan, posso usar essa tua imagem da manjedoura com a nota e o centro comercial? É que vai ficar excelente na nossa peça de natal, que por acaso tem tudo a ver com no Natal Jesus ser colocado de lado.

=)

Hugo Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo Mendes disse...

Concordo contigo amigo, mas prefiro que se continue a chamar Natal mesmo que seja um Natal "falsificado", e continua a ser uma oportunidade de testemunho.

Um abraço

Célio Lima disse...

Caro Luan,

Penso que nós cristãos reformados temos nossa parcela de culpa nessa situação, pois abandonamos o "princípio regulador" para seguirmos o curso deste mundo.

Devemos voltar à simplicidade do evangelho, e ao invés de nos preocuparmos tanto em celebrar o natal, devemos celebrar a morte e a ressurreição de Cristo, no dia do Senhor, conforme prescrito pelas Escrituras.

Um abraço fraterno, no Senhor Jesus Cristo.

Célio Lima.
www.vozreformada.blogspot.com

Enviar um comentário