Luan Marçal

sábado, 30 de outubro de 2010

NAMORO CRISTÃO



Um vídeo um bastante polémico, e que pode servir de aproveito para muitos. O vídeo diz de um assunto importante, entretendo é ignorado por muitos cristãos. Ou seja, quando estamos a namorar temos que ter em mente que tal pessoa será a futura esposa, e não podemos namorar sem propósito de casar. A nossa sociedade nos diz que devemos namorar o quanto quisermos, indo de pessoa em pessoa, o mais que pudermos. Mas ao invés disto, devemos descobrir com que tipo de pessoa estamos nos relacionando antes de termos um compromisso. Devemos descobrir se esta pessoa já recebeu o novo nascimento no Espírito de Cristo (João 3:3-8), se ela compartilha o mesmo desejo de também ser como Cristo (Filipenses 2:5).




quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Eu no cenário de guerra II

Fiquei 4 dias no Alentejo, novamente no exercício Orion. Foi uma experiência muito bom... Cerca de 20 mil militares do Exército estão envolvidos no exercício "Orion 2010", que decorreu no Alentejo e na Beira Interior, com o objectivo de testar a capacidade de resposta das tropas portuguesas em cenários de guerra. "Em termos de meios humanos envolvidos nas duas fases do exercício, nós temos aproximadamente cerca de 20 mil militares", revelou o major de Infantaria, João Carvalho.

Este número, explicou, abrange os militares envolvidos desde que os planos de segurança foram activados nas respectivas unidades até agora, ou seja, na fase em que os militares estão no terreno.  O "Orion" é o principal exercício do Exército Português e tem por finalidade testar as capacidades da sua Força Operacional Permanente (FOPE) em diversos cenários de crise.   

Eu fiquei colocado no Alter do Chão, no Pólo da Universidade de Évora. Um lugar muito confortável... Eu dei bastante sorte, enquanto os camaradas estavam na chuva, na lama... eu estava em um excelente lugar, com os oficiais. No domingo, realizou-se em Alter do Chão, no Pólo da Universidade de Évora, um briefing do exercício "Orion 2010", no posto de comando avançado do Comando da Componente Terrestre. Tive a oportunidade de conhecer o ministro da defesa, 2 generais brasileiro, e generais de vários outros países.

O lado positivo é que ganhei essa semana, ou seja, não vou trabalhar nesta semana, apenas a partir da segunda-feira.  


sábado, 2 de outubro de 2010

Carta enviada para MEVIC responsável pelo site conhecerDeus.com

Caros irmãos,

Sou um cristão evangélico. Chamo-me Luan Marçal. Venho, por este meio, inquirir os meus irmãos sobre certos conteúdos deste site. Vejo que é um domínio bem publicitado no meio evangélico e tem sido difundido como instrumento de evangelismo. E sem dúvida que tal empreendimento é louvável, pois, como cristão evangélico, conheço a urgência da Comissão, e também eu utilizo a internet para fazê-lo sempre que posso para a glória do nosso salvador, Jesus Cristo, e servir o seu Reino até ao Dia. Contudo, e como sabemos, para tal, temos que pregar o Evangelho que Paulo pregava, sendo que o apóstolo nos vedou de escutarmos outro. Devemos, pois, ser fiéis à proclamação apostólica do Evangelho, tal como declarado pela Igreja dos seus discípulos primeiros.

Apesar de a minha teologia ser calvinista e reconhecer o arminianismo apresentado no site conhecedeus.com, não vejo como profícuo e propositado discutir aqui e agora esses distintivos doutrinários, por muito importantes que sejam. Neste momento, preocupa-me muito mais um indício de certa doutrina que nem é aceite em comunidades evangélicas arminianas e - mais até - é completamente rejeitada e condenada (e
bem, devo acrescentar). Pois, se faço jus aos intentos do site, o seu propósito é providenciar um primeiro ponto de contacto com a fé cristã ao descrente e leigo. Assim sendo, não compreendo como a secção 'A Carta de Amor do Pai' possa fazer parte da vossa apresentação, devido ao seu conteúdo. Para ser franco - e não espero ser demasiado zeloso na minha exigência pela pureza bíblica - não concordo com a sobreposição de versículos da Palavra descontextualizados e deslocados do seu propósito; contudo, tudo isto não seria de maior urgência se não constasse, entre esses fragmentos, versículos que claramente são endereçados aos já santos, já regenerados, já justificados, já feitos filhos, escolhidos desde a fundação do mundo para a salvação que o Senhor providencia pela adopção em Cristo (Jo 17:23, 26; Rm 8:31, 32; II Cor 5:18.19; I Jo 3:1; 4:10; Ef 1:11-12; 3:14-15; Jo 1:12-13; Jer 1:4-5; 29:11; 31:3; 32:40, Sal 139:16, Mt 7:11, Sof 3:17; Êx 19:5; II Tes 2:16-17; II Cor 1:3-4, Sal 34:18; Is 40:11; Ap 21:4). 

Ora, a Palavra diz-nos que quem ainda não veio ao arrependimento dos seus pecados e à fé no Evangelho - que é o vosso público-alvo - não pode ser descrito assim, mas, pelo contrário, são chamados 'filhos da ira' (Ef 2:3),'filhos da desobediência' (Ef 5:6; Col 3:6), 'filhos do Diabo' (I Jo 3:10), 'escravos do pecado' (Rm 6:17, 20), 'mortos nas suas transgressões' (Ef 2:1), 'inimigos de Deus' (Rm 5:10), etc, coisa que esta mesma secção nega ao frasear, num dos slides: 'Eu não estou distante nem zangado, mas sou a completa expressão do amor', ilustrando-o com I Jo 4:16, embora seja um versículo claramente exclusivo dos crentes ('E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem...'); e, mais ainda, ignorando as imprecações, ira e fúria justa de Deus contra os pecadores não cobertos pelo sangue de Cristo (Naum 1:2). Contudo, a ortodoxia evangélica histórica sempre ensinou que Deus tem os seus filhos, mas nem todos os homens o são; sendo que alguns, nascendo do Espírito pela graça de Deus e por meio da fé, são adoptados em Cristo, o verdadeiro Filho, procendendo do Deus Pai, fazendo-se filhos espirituais e co-herdeiros com Jesus (Rm 8:14-17).

Todavia, considerar 'filhos de Deus' todos os homens é universalismo puro - e uma heresia terrível. Como pressuponho que não é este o credo dos autores de conhecerdeus.com, espero uma resposta que clarifique a
presença dessa secção e uma correcção, caso se justifique, pois confio que os meus irmãos sentem a mesma ou maior reverência pela verdade e que zelam por escapar ao erro.


Deus vos abençoe.

O vosso irmão, Luan Marçal.

Soli Deo Gloria!