Luan Marçal

domingo, 30 de maio de 2010

Minha vida como militar




O nosso treino militar


Estou a passar por uma fase muito boa, muito cansativa e exigente, que é a minha recruta militar. Oopss, se calhar estou a ir depressa de mais. Talvez seja melhor começar do princípio, que foram as minhas motivações e desejos.

Sempre tive o desejo de seguir a carreira militar. Fui um adolescente como qualquer outro, procurando sempre algo de novo, em tudo nunca tendo a certeza de nada, nem em relação ao futuro pessoal nem ao futuro profissional. Queria seguir a carreira religiosa (ainda tenho tal desejo em fazer part-tame) e o direito (ainda tenho tal desejo). Mas eu também sempre desejei seguir a carreira militar, qual foi a solução? Pronto, entrei para o Exercito Português na especialidade Policia do Exercito, e percebi que posso continuar os meus estudos. Depois dos 3 meses de recruta, posso voltar a fazer o meu curso de direito, e a licenciatura ainda paga pelo governo. Também penso em entrar na Academia Militar ou na Escola de Sargento do Exercito. Nesse momento tenho algumas dúvidas sobre o meu futuro relativamente em qual curso tirar definitivamente, estou em dúvidas entre o DIREITO, ESCOLA DE SARGENTOS ou ACADEMIA MILITAR (escola de oficiais). Ou então faço o direito e entro na escola de Sargento do Exercito. Bem… vamos lá ver o que eu vou decidir até em Setembro. Ah, não esquecendo que eu tenho que trabalhar oito horas por dia, como policia do exercito.

Voltando ao assunto da recruta, antes de entrar no exército português, fui à inspecção, fiz provas psicológicas, psicotécnicas, psicomotores, e provas físicas. Provas muito difíceis a qual a maioria reprovou. Chaparam-me com o carimbo de "Apto", fiquei muito feliz.

Recebi uma carta para comparecer na Escola Pratica de Artilharia em Vendas Novas, onde actualmente é a minha casa durante a semana. Quando me apresentei no quartel pela primeira vez, não fazia a mínima ideia do que iria encontrar. Por isso, a minha ansiedade era enorme. Estávamos ali, com os sacos na mão, sem sabermos o que iria acontecer a seguir, olhando à volta como se estivéssemos noutro planeta. Víamos militares andarem de um lado para o outro, atarefados, para nos distribuírem o fardamento e indicarem qual o nosso alojamento, a nossa casa durante 3 meses de treino intenso.

A partir desse dia, a nossa rotina passou a ser feita com uma espingarda na mão e uma mochila às costas que pesava quase tanto como eu. Levantamo-nos às 6h00, tomámos o pequeno-almoço, e vamos muitas das vezes para o campo rastejar na lama, na água, nas pedras e em todos os pedaços de terreno mais duros que ali se encontramos. Temos instrução teórica sobre armamento, topografia, sinais de combate e muitas outras coisas que supostamente serão úteis no campo de batalha. Não paramos de dia e de noite. Como devem calcular, foi um choque tremendo para quem não fazia a mínima ideia do que era a vida militar. Mas mesmo nos momentos mais difíceis sempre pensei para comigo: "Sou voluntário, então vou até ao fim!". Ainda bem que sempre tive esta maneira de pensar, e ensino os camaradas a pensarem assim, quem criei fortes laços de amizade. Só com um grande espírito de entreajuda é que conseguimos superar todos os obstáculos que os nossos instrutores, "amavelmente", punham no nosso caminho.

A recruta é uma fase muito difícil, onde muitos dos meus camaradas estão desistindo. Mas na recruta é que aprendemos as coisas fundamentais que um militar deve saber. E o principal que aprendemos na recruta, é a honra militar. A honra militar é um meio e é um fim, atendendo uma ampla diversidade de motivos pessoais e sociais, a que toda a profissão militar está obrigada. O código de honra militar baseia-se em quatro componentes fundamentais:

- O cavalheirismo, não sendo admissível conduta injuriosa e infame num militar profissional; implica o tratamento correcto dos prisioneiros, a etiqueta social e a rejeição do lucro monetário como valor pessoal supremo.
- A fidelidade pessoal, assumindo a lealdade a uma posição formal de comando.
- A fraternidade, concretizada em intensa lealdade grupal.
- A busca da glória, prosseguindo realizações históricas, racionalizando sobre o interesse público.

Actualmente sou um Saldado Rec. Sendo oficialmente um militar. Espero que essa minha fase na recruta corra tudo muito bem.


sábado, 29 de maio de 2010

Meu novo BLOG

Acessem o meu novo BLOG:

www.leiepolitica.blogspot.com
www.leiepolitica.blogspot.com

www.leiepolitica.blogspot.com
www.leiepolitica.blogspot.com

www.leiepolitica.blogspot.com
www.leiepolitica.blogspot.com

www.leiepolitica.blogspot.com
www.leiepolitica.blogspot.com


terça-feira, 18 de maio de 2010

Quem eu sou?

Me mandaram uma mensagem a perguntar que sou eu, bem, eu fiquei apensar,quem sou eu? Enfim, vou descrever pouco sobre mim lol Chamo-me Luan Marçal, sou luso-brasileiro, tendo a mãe portuguesa e pai brasileiro xD estudante de teologia pelo - Instituto Bíblico Português, e de direito pela UAL – Universidade Autónoma de Lisboa. Trabalho como militar, exercendo a fundação de polícia do exército. Sou uma pessoa muito comunicativa e que acima de qualquer coisa acha que o conhecimento é a chave para libertar os homens das garras da ignorância. Eu utilizo msn, orkut, youtube, skype, facebook, twitter entre outros. Se queres se comunicar comigo através desses sítios ou programas é só me falar que eu passo meu contacto, acho mais prudente assim, visto que muitos se utilizam desses dados que deixamos aqui para poder nos ofender, atacar entre outras coisas, ou por até mesmo irmos contra alguma opinião. Se você quer apenas conversar comigo é só me pedir que eu passo, sem problemas.

O Luan Marçal é a soma de tudo isso, mas eu definiria que realmente sou somente uma coisa... a minha palavra e nada mais. A palavra que falo, é o que declaro como uma decisão ou afirmativa que eu faço... eu digo que poderei construir muitas coisas, mas somente uma coisa que poderá sobreviver o tempo... a minha honra e junto com elas, minhas palavras também poderão ser perpetuadas pelos tempos... Minhas palavras são a soma de minhas experiências... cada declaração ou texto são escritos com o que sinto... e cada vez mais isso tem se tornado verdade e quero que sempre serei lembrado como uma pessoa honrada e palavra.

Adoro conversar e discutir - construtivamente - assuntos relacionados a teologia, filosofia, ciência, politica entre outros. Sou bastante polémico LOL Sou teologicamente calvinista, politicamente da direita…. Geralmente quando digo isto suscito duas atitudes entre as pessoas que me ouvem: indiferença que conduz a intolerância e alegre alívio que conduz a convivência.


Minha caricatura


Ps: Esse meu desenho foi feito pela Miriam Almeida, exclusivamente para mim. Houve uma certa ironia no desenho, vocês devem perceber LOL, mas está fixe.


domingo, 16 de maio de 2010

A Tristeza II

De ontem para hoje, me sinto profundamente triste e sem vontade para nada, não sei de onde vem esta tristeza profunda mas sei que não me sinto capaz de fazer nada e nem sei o porque desta tristeza. Ou se calhar sei o motivo dessa tristeza, a causa dessa tristeza pode ser o desejo de ter uma determinada pessoa, e não a tê-la, se calhar nunca vou tê-la. Isso deixa-me triste, e deixa-me com insónia, sem ver um sentido para vida. Eu não sou sentimental, mas ultimamente em determinados dias, tal triste tem me abatido. Será que é pelo facto de desejar profundamente uma pessoa e não tê-la? Pode até ser! Sinto-me perdida neste mundo, sinto-me sem eira nem beira como se costuma dizer. Sei que pode ser uma má fase que dias melhores viram mas como nunca fui feliz na vida amorosa, acho que deixei de acreditar na felicidade, não sei porque mas deixei as pessoas tenta dar-me ânimo, o meu pai, amigos e colegas. Mas eu sinto-me desanimado com tudo sinto-me uma incapaz. Com 19 anos sinto-me completamente perdido, tenho um projecto na minha cabeça, com uma determinada pessoa, e vários outros projectos, mas será que concretizarão? Duvido! Eu sempre fui uma pessoa que tive a auto-estima acima do normal, inclusive meu “apelido” perante os amigos e professores era “narciso”. Mas agora eu descobri que a coisa que eu mais desejo nesse mundo, eu não tenho. Sinto-me um incapaz em tudo estou desiludido com tudo, se calhar eu nunca vou conseguir nada do que eu quero e nunca vou até ao fim com algo que eu goste, aos 19 anos sou um falhado! Será que as minhas fantasias não se cumprirão? As partículas da tristeza entranham-se no meu corpo como se de uma doença se tratasse. Doença esta, que é o AMOR, que nunca terá uma cura definitiva. Junta-se a isto o estado alucinativo de uma solidão premeditada ao longo desses dias. As lágrimas começam a cair em direcção a um chão inanimado conduzidas pela voz de um triste fado. Os olhos vermelhos pesam com vontade de fechar para sempre... Tenho dias em que me perco e não consigo encontrar-me. É nestes dias que admito que o amor-próprio que tenho por mim não chega para cobrir a lacuna de uma relação em falta.

Enfim, não costumo escrever artigos deste género no meu blog, mas como disse nos últimos artigos, o meu blog mudou de tema, agora ele será sobre assuntos sobre mim, e não apenas de determinados assuntos político, filosóficos e teológicos. Escrevi este artigo, pois acho através da escrita, desabafar e descarregar o meu fardo. Eu sempre estou sorrindo, mas nem sempre estou bem, como se diz o poema:

Um dia a lágrima disse ao sorriso: invejo-te porque vives sempre feliz. O sorriso respondeu: engana-te, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor.


A Tristeza I

Tem hora que bate uma tristeza tão grande que eu não sei o que fazer e nem pra onde ir e tanta coisa que eu queria dizer mas não tem ninguém pra ouvir tal coisa, a qual só digo a quem amo verdadeiramente.

Então choro
Sem ninguém ver
Eu choro, choro…

Faço o possível pra segurar a cabeça mas a emoção não quer que eu me desfaça ou então que eu esqueça aquela rapariga. Mas eu não consigo!

Eu choro
Sem ela saber
Eu choro, choro…

Choro por tudo que a gente não teve, por tudo que a gente não realizou, choro por que sei que ainda te amo, mas você não me ama!

Choro por tudo se assim for preciso
choro por que sei que ainda te quero

Porque quem eu amo não me ama? Porque quem me ama eu não amo? Não entendo essa vida!

Choro por tudo e por tudo lhe digo te quero, te espero… eternamente!

Choro por tudo se assim for preciso,
Choro por que sei que ainda te amo e sempre amarei,


Te quero, te espero…

Te amo de paixão, e por ti, esperarei eternamente… e amarei eternamente… poderão passar, anos, décadas, mas se eu ainda existir, te amarei!


~

Vácuo no meu espaço


Eu sem você
Eu sem você nem penso, porque minha alma se esvairia,
meus desejos se evaporam e meu espírito chora sozinho.
Eu sem você sou um vácuo no meu espaço,
passos curtos e cansados, sou olhos tristes a vagar.
Eu sem você sou rima sem poesia,
chegada sem partida, sou apenas inércia
sem vontade de chegar.
Eu sem você sou um oceano árido,
sol frio em luas quentes, sou estrela querendo brilhar.
Eu sem você sou tempo sem espaço, um total descompasso,
sou uma metade vagando querendo te encontrar.
Eu sem você, sou tristeza sem fim.


Autor: Isolda Nunes