Luan Marçal

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Doutrina e Teologia

A questão não é se uma doutrina é bela, mas se ela é verdadeira. Anônimo

Há tanto direito de crer nas doutrinas do cristianismo quanto dever de praticá-las. M. Arnaud

Se você crê somente no que gosta do evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo. Agostinho

A indiferença doutrinária não é a solução para o problema das diferenças doutrinárias. J. Blanchard

Doutrina é coisa prática, visto que desperta o coração. Andrew Bonar

A doutrina não é tarefa da língua, mas da vida... Ela é recebida apenas quando toma conta da alma toda. João Calvino

Como é humilhante para todos os que estão aprendendo descobrir que sua doutrina ultrapassou suas experiências! Thomas Chalmers

Algumas coisas confiamos a Deus, outras Deus confia a nós... Aquilo que Deus confia a nós é principalmente sua verdade. William Gurnall

Às vezes as verdades mais claras são os argumentos mais fortes em favor dos deveres mais difíceis. Matthew Henry

Abracemos toda a verdade ou renunciemos totalmente ao cristianismo. Joseph Irons

Você não pode abandonar os grandes temas doutrinários e ainda assim produzir grandes santos. John Henry Jowett

A igreja de hoje... não tem dever mais solene do que conservar a pureza da doutrina. R. B. Kuiper

Dizer "Esqueça a doutrina, vamos evangelizar" é tão ridículo quanto uma equipe de futebol que diz "Esqueça a bola, vamos continuar o jogo". Peter Lewis

Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias. Martinho Lutero

A finalidade para a qual Deus instrui a mente é que Ele possa transformar a vida. Al Martin

Doutrinas fracas não são páreo para tentações fortes. William S. Plumer

Se não tornarmos clara nossa posição, com palavras e obras, em favor da verdade e contra as falsas doutrinas, estaremos edificando um muro entre a próxima geração e o evangelho. Francis Schaeffer

Aquele que crê mal nunca pode viver bem, pois não tem alicerces. Richard Sibbes

Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade. C. H. Spurgeon

O propósito que está por trás de toda doutrina é garantir a ação moral. A. W. Tozer

Toda minha teologia está reduzida a este círculo restrito: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores. Archibald Alexander

Cuidado com uma teologia produzida por geração espontânea. Anônimo

Em última análise, toda questão é teológica. Hilaire Belloc

Nunca podemos permitir que nossa teologia nos roube nossa responsabilidade. J. Blanchard

A teologia nunca pode ser uma ciência, por conta das limitações da linguagem. Horace Bushnell

Não tenho o menor interesse em uma teologia que não evangelize. James Denney

A verdade de Deus é uma amplitude sem limites. As definições foram feitas para os homens, não os homens para as definições. A. A. Hodge

Quanto mais conhecermos de Deus, mais confiaremos nele sem reservas; quanto maior nosso progresso em teologia, mais simples e infantil será nossa fé. J. Gresham Machen

Sua teologia é o que você é quando para de falar e começa a agir. Colin Morris

Se buscarmos o conhecimento teológico por si mesmo, isso inevitavelmente nos fará mal. Ele nos tornará orgulhosos e vaidosos. J. I. Packer

Nunca estude teologia a sangue frio. E. G. Robinson

Nenhum cristão pode evitar a teologia. R. C. Sproul

Fique descansado, pois não há nada de novo na minha teologia, a não ser o que é falso. C. H. Spurgeon

Uma teologia frouxa leva a uma moralidade igualmente frouxa. R. A. Torrey

terça-feira, 21 de abril de 2009

Caim foi um Recipiente da Graça Comum?

O réprobo Caim era um filho "do diabo" (I João 3:10), que "matou a seu irmão" porque "suas obras eram más" (v. 12). Caim era "abominável ao Senhor" (Pv. 3:32; 11:20; 16:5), assim como tudo dele: suas "mãos" (Pv. 6:16-17), seus "lábios mentirosos" (Pv. 12:22), seus "pensamentos" (Pv. 15:26), seu "sacrifício" e "caminho" (Pv. 15:8-9).

Deus falou com Caim (Gn. 4:6-7, 9-15) – uma criatura racional e moral – colocando diante dele o caminho da vida e da morte (6-7), explicando sua maldade (9-10) e amaldiçoando-o (11-12), deixando-o assim "inescusável" (Rm. 1:20). Tão longe estava Deus de conceder uma "graça comum" sobre Caim, que Ele não o abençoou, mas amaldiçoou (Gn. 4:11-12)!

Deus marcou Caim, para que ninguém o matasse (Gn. 4:15). A vida prolongada de Caim significava que ele ajuntaria mais ira para si (Rm. 2:5). Deus desejou a continuação de Caim sobre a terra por alguns anos, para que a linhagem dos réprobos continuasse e crescesse em pecado (Gn. 4), em oposição à linhagem dos eleitos (Gn. 5).

Nem era a edificação de uma cidade por Caim (4:17), ou as riquezas, talentos artísticos e avanços tecnológicos de seus descendentes (20-22), sinais do amor de Deus pelos réprobos. O propósito de Deus "quando florescerem todos os que praticam a iniqüidade" (incluindo Caim e sua semente com a prosperidade terrena dela) é "que serão destruídos perpetuamente" (Sl. 92:7). Deus não extermina os ímpios imediatamente, pois está cavando a cova para eles (Sl. 94:13) – assim como fez com Caim, aquele filho do diabo, que matou o primeiro mártir, Abel, seu próprio irmão (I João 3:10-12)!

Rev. Angus Stewart

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto

Fonte: Was Cain the Recipient of Common Grace?

Comunhão com Ímpios

Hoje resolvi escrever sobre o Julgo desigual, já é o meu seguindo artigo sobre o assunto. Esse assunto é bastante importante eu me preocupo muito. Já agora, quero compartilhar com vocês a minha experiência sobre essa questão. Recentemente que fui descobrir a importância que a Palavra de Deus da sobre a questão julgo desigual (Amizade ou namoro com não cristão), percebi que eu teria que desfazer de 95% dos meus amigos. Parei de ter ecumenismo (comunhão = buscar a unidade) com eles, no princípio foi bem difícil para mim. Mas pela graça de Deus consegui outros amigos cristãos, e percebi que não vale a pena ter comunhão com os não cristãos.

Temos que viver e palavra de Deus no seu geral. Este tema do Julgo desigual é muito importante, pois é uma das maiores causas de apostasia entre os jovens cristãos da actualidade. Portanto, é necessário que ele seja amplamente debatido e os jovens recebam o devido aconselhamento para que tenham relacionamentos saudáveis, duradouros e fundamentados na Palavra de Deus.

Não pensem que eu sou isolado do mundo e não falo com ninguém. Eu falo com as pessoas não cristãos e falsos cristãos, mas converso assuntos necessários. No trabalho e na escola tenho que falar com os “Ímpio”… Mas eu nunca vou comprometer a minha fé e ter amizade com eles, se eu fizesse isso estaria contra a Palavra de Deus.

Seja todo passo em direcção as amizades, tem que ser caracterizado pela modéstia, simplicidade, e sincero propósito de agradar e honrar a Deus. Uma amizade com um não cristão ou falso cristão é anti-modéstia, e nunca vamos agradar a Deus dessa maneira. Lembre-se que “incrédulos” não são, apenas, aqueles que não crêem em Deus, mas também aqueles que crêem de uma forma deturpada, que acreditam em doutrinas fundamentadas em tradições humanas, e que desprezam as advertências que o Senhor concedeu ao Seu povo.

O versículo que cito 2 Coríntios 6.14: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?"

A passagem fala de qualquer tipo de sociedade ou associação, incluindo casamento, amizades, negócios ou qualquer coisa que coloque um crente e um incrédulo atados por algum compromisso. O jugo é chamado de canga em algumas regiões do Brasil, e é aquele pedaço de pau arqueado que é colocado sobre o pescoço de dois bois que puxam um carro ou arado. O jugo mantém os dois animais unidos e, para que funcione, os animais precisam ter o mesmo passo.

É por isso que no Antigo Testamento não era permitido colocar um boi e um jumento para lavrarem juntos. "Com boi e com jumento não lavrarás juntamente". Dt 22.10 Os animais têm alturas e passos diferentes, e acabam arrebentando os arreios. O crente e o incrédulo não devem entrar em uma sociedade, ou seja, caminhar lado a lado com um objectivo comum. Eles têm diferentes modos de caminhar. O que pode ocorrer, porém, é que o crente acabe adoptando o andar do incrédulo, mas nunca o contrário.

Alguns de nossos amigos descrentes são moralmente intocáveis, possuem conduta exemplar, são boas pessoas, “agem como cristãos”, aparentemente confiáveis. Por possuírem essas características, eles podem nos influenciar mais do que os tipicamente “mundanos”. Pois, o tempo inteiro, tentam nos convencer de que homossexualismo é uma escolha legítima de vida, que talvez não saibamos a verdade sobre Deus, que Jesus Cristo foi apenas um grande mestre, que Deus é tão bom que todos ganharão a vida eterna, inclusive os macumbeiros e que não precisamos perder nosso tempo compartilhando nossa fé com outros.

Devemos ter comunhão com incrédulos (não cristãos ou falsos cristãos?)? Ninguém melhor do que o próprio Deus para nos responder sobre essa indagação:

1 Coríntios 5.11 “Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais.

Provérbios 22.24 “Não faças amizade com o iracundo; nem andes com o homem colérico.

Eu quero convidar vocês a lêem um artigo que eu escrevi há muito tempo atrás sobre este assunto: Julgo desigual.

Um ímpio é uma criatura abominável aos olhos de Deus, uma criatura miserável. Deus odeia-as de tal maneira que vão coloca-nos no inferno. Tudo que Deus dar para o ímpio é para a sua própria destruição. Vale a pena ter comunhão com essas criaturas miseráveis que odeiam a Deus? NÃO!

Dessa forma, diz a Confissão de Fé de Westminster: “A todos os que são capazes de dar um consentimento ajuizado, é lícito casar, mas é dever dos cristãos casar somente no Senhor; portanto, os que professam a verdadeira religião reformada não devem casar-se com infiéis, papistas ou outros idólatras; nem o piedoso prender-se a jugo desigual por meio do casamento com os que são notoriamente ímpios em suas vidas, ou que mantêm heresias perniciosas” (XXIV:III).

Quero lhe dizer que não devemos ter comunhão com ímpios de maneira nenhum, nem amizade nem casamento. O grande motivo, pelo qual, muitos se enveredam pelo caminho da amizade, namoro e casamento misto se dá ao facto de colocarem a sua própria vontade acima da vontade de Deus. Negligenciam todas as ordens devidas quanto a esse assunto e ainda querem a bênção de Deus.

A verdade é que quando começamos a achar os mandamentos de Deus penosos é um grande sinal de que não estamos no centro de sua vontade e que não somos eleitos. “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”.

Pela fé que teremos terá família abençoada, e é essa fé que temos de começar de maneira certa o seu relacionamento, pois ela te mostrará que muito mais vale obedecer a Deus do que a homens (At 5.29), mesmo que este homem ou mulher seja você.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.” Jr 17.9-10. Que Deus nós ajudem.

Sola fide

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Amor

Esse texto que escrevi é muito curto, quero apenas descrever o que é o namoro, noivado e o verdadeiro amor. Eu particularmente não sabia o que era amor (eros) de verdade, fiquei sabendo depois que passei a amar. Eu pensava que sabia o que era amor, mas o que eu sentia era paixão.

O namoro não deve jamais ser um passatempo, mais o inicio da procura de uma companheira(o) para a jornada da vida. Temos que orar antes para termos a certeza se é da vontade de Deus ou não.

O noivado é metade do caminho entre o namoro e o casamento, antes de tudo o noivado é um acto sério. O noivado é um compromisso social, esse compromisso os jovens assumem diante de suas famílias.


Eu descobri que estava amando quando estive certo de que é da vontade de Deus. Interessante que quando eu fui descobrir o que é verdadeiramente amor, percebi que é bem diferente de paixão. Percebi que - amor é controlado - paixão não. Amor busca realidade - paixão não. Amor procura dar mais do que receber - paixão não. Amor cresce - paixão não. Paixão quando acaba transforma-se em ódio. Amor é gostar da outra(a) com defeitos que ele(a) tem.


Eu fiz essa reflexão, para que os jovens possam ver a diferença do amor e paixão, e perceber a importância do namoro. Também temos que ter muito cuidado com o julgo desigual.

Timóteo 2:22 “Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.”


O amor é paciente o amor é bondoso... Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta... Assim permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o AMOR” I Co 13


Soli Deo gloria

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Lutero e Calvino

Já tem algum tempo que estou tentando entender a diferença entre Lutero e João Calvino. Minha conclusão é que as diferenças são mínimas. Olha, eu não sou um profundo conhecedor da biografia desses homens, mas pelo que já li, ainda não vi nenhuma diferença entre Lutero e Calvino; antes sei que Lutero era a favor e pregava sobre temas hoje que nós chamamos de "calvinismo", como: Eleição, Depravação Total, Predestinação... a grande diferença existe entre seus seguidores (existe uma grande diferença entre um calvinista e um luterano).
Basicamente existem três diferenças na teologia de Calvino e Lutero: Sacramentos, Liturgia e Predestinação.

Na parte Sacramental Lutero acreditava que o Espírito de Jesus se fazia presente nos elementos da ceia ocorrendo uma transformação espiritual (consubstanciação). Calvino acreditava em um simbolismo no qual Cristo se fazia presente em nossos corações. A posição dos sacramentos dos luteranos gerou alguns conflitos entre luteranos e reformados no séc XVII e XVIII mas isso é assunto para outros artigos.

A liturgia para Lutero e os luteranos é mais parecida com a ICAR, mais "ritualistas", e mais complexa. Os luteranos dividem de forma muito clara o culto em duas partes: a parte sacrificial e sacramental. Os calvinistas optam por uma liturgia simples, digamos mais "leve".

A predestinação que Calvino acreditava era a dupla, onde Deus predestina alguns para o céu e alguns para o inferno, no qual não existe meio-termo. Lutero acreditava na predestinação única, (ou una) que o homem era eleito (eles chamam de eleição lol) e o que não fosse eleito poderia ser eleito pela fé (embora assumindo que isso seria muito difícil) citam como exemplo o rei Ezequias que pela fé não morreu, e com isso mudou sua predestinação, que era a morte.

No quesito administrativo Lutero defendia o regime episcopal e Calvino o presbiteriano.

Tanto Calvino quanto Lutero tinham como base o retorno a igreja cristã primitiva e seu expoente era Santo Agostinho. Lutero defendia a ideia de reforma e Calvino acreditava que a ICAR estava "podre" demais para ser reformada. Mas a teologia dos dois são 98% parecidas, e tinham um grande respeito um pelo outro (já Lutero não se dava com Zwinglio e Lutero e Calvino eram contra os anabaptistas). Lutero era mais povão, Calvino era mais académico mas os dois são um dos maiores nomes de toda a teologia.

P.S. Calvino jamais defendeu a burguesia como muitos pensam, essa ideia de "calvinismo burguês" surge com os puritanos no séc XVII.

Soli Deo gloria

Igrejas para todos os Gostos!



Em toda a história, DEUS sempre trabalhou e agiu e transformou (o mundo) através de um remanescente fiel. E será assim até o fim.

Essas várias denominações reflectem aquilo que o homem sempre foi: depravado, enganoso e desesperadamente corrupto. Somente aqueles a quem DEUS chama, resgata, converte e faz a sua parte de glorificar e servir a DEUS através de suas vidas e de suas obras.

Um eleito verdadeiramente salvo não congrega onde há essas abominações. Sustento o princípio que necessitam se arrepender, se converter, crendo no Evangelho. Nisso incluo até mesmo os falsos cristãos arminianos e pentecostais. Eles não têm o direito de pensarem ser salvos enquanto apoiam o erro, a mentira que desonra a Deus, Sua Palavra. O diabo ultimamente esta fazendo copias muito mal feitas dos cristãos. Antes ele caprichava mais. Lamentável!

Agostinho: "Se você crê somente no que gosta do evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo."

C. H. Spurgeon: "O facto é que muitos gostariam de unir igreja e palco, baralho e oração, danças e ordenanças. Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela. Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na falta de pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo caminho da tolice. "

John Huss, quando estava na fogueira para ser morto: “De bom grado vou confirmar com meu sangue a verdade sobre a qual tenho escrito e pregado”.

Zuinglio: "E quanto à verdade, não podemos abandoná-la, mesmo que isso implique na perda de nossa vida, pois não vivemos para esta geração, nem para servir aos príncipes, mas para o Senhor".

Calvino: "A mente de um homem é como um depósito de idolatria e superstição; de modo que, se o homem confiar em sua própria mente, é certo que ele abandonará a Deus e inventará um ídolo, segundo sua própria razão"

O apóstolo Paulo diz que "virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" (II Tm 4.3-4).

Confissão de Fé de Westminster - CAPÍTULO XXV vs V - AS igrejas mais puras debaixo do céu estão sujeitas à mistura e ao erro; algumas têm degenerado ao ponto de não serem mais igrejas de Cristo, mas sinagogas de Satanás; não obstante, haverá sempre sobre a terra uma igreja para adorar a Deus segundo a vontade dele mesmo.

Caricatura do Cristianismo verdadeiro e dos crentes genuínos em Cristo...

Sola gratia

domingo, 12 de abril de 2009

Feliz Páscoa

domingo, 5 de abril de 2009

Mais um ano de vida



Hoje é um dia muito especial para mim, o dia do meu aniversário. Tenho que agradecer sobre tudo o nosso Senhor Deus que me concedeu várias bênçãos no decorrer no ano passado e nesse ano.

Obrigado Senhor Deus, pela saúde, pela vida, pelo dia de hoje. Obrigado pelos meus pais que se empenharam para me dar a melhor formação e a melhor educação. O brigado pelos amigos que o Senhor colocou em meu caminho. Obrigado pela minha igreja, obrigado pelo meu pastor, obrigado pelos meus irmãos. Graças lhe dou Senhor Jesus Cristo, por sua criação, pela minha vida, saúde, vigor, integridade física, consciência, família, amigos, morada, pelo pão de cada dia, por ter o que vestir, por ter onde repousar, por saber ler e escrever, por poder ver, poder falar, poder andar, poder ouvir, poder sentir o gosto das refeições, pelo meu tacto, por ter como estar protegido do frio, por estar a salvo dos ladrões e assassinos, por minhas vitórias, por proteger-me, pelo seu Amor, pelo seu Perdão, pela sua Misericórdia, pelo seu Sacrifício na Cruz, por não teres desistido de mim, por atender minhas orações, por falar comigo através da Tua Palavra, por ter-se dado a conhecer, por me mostrar a Verdade... por tudo de bom e todas as dádivas. Obrigado Senhor pelas pessoas que o Senhor colocou em meu caminho para me exortar dos erros, para mostrarem os meus pecados. Obrigado Senhor pelos meus inimigos, e pelas minhas derrotas.

Que não seja mais eu em mim, mas teu Santo Espírito em mim. Que não sejam minhas palavras, mas Tua Palavra em mim. Que não seja mais a minha vontade, mas a Tua vontade. Que não sejam mais meus interesses e desejos, mas teus interesses e desejos. Que não sejam mais meus prazeres e deleites, mas que sejam os Teus em mim. Que não sejam mais meus próprios pensamentos, mente e consciência, mas de Jesus Cristo. Que eu não viva mais para mim mesmo, mas por e para Ti, Seu Evangelho e ao próximo.

Ensina-me, instrua-me e conduza-me pelo teu Espírito na plenitude da santificação e do conhecimento de tua Palavra e vontade. Que teu Santo Espírito me ensine a não caminhar ou julgar as coisas pela visão carnal, mas pela fé em Ti e tua Palavra.

Perdão Senhor Jesus Cristo por todas as vezes em que lhe fui ingrato, mal agradecido ou não lhe reconheci o devido mérito.

Perdoa-me por todas as vezes que eu calei, me omiti, fiquei inerte, fui omisso e fui negligente quando tinhas me ordenado à acção. Perdão por todas as vezes que falei, agi, actuei...


Perdão por todas as vezes que distorci sua Palavra para se adequarem aos meus interesses, desejos e prazeres.

Perdoa-me por todas as vezes que tive vergonha, receio, timidez, medo, ... em defender a Ti e a tua Palavra e por todas as vezes que anui, consenti, compartilhei, participei, ... das palavras de teus inimigos.

Me perdoe por todas as vezes em que, apesar de correctamente, eu em oração lhe invoquei pedindo alguma dádiva, bênção, mas após teres me concedido, eu agradeci a outra pessoa.

Perdão por todas as vezes que Lhe culpei por tudo de ruim que me acontecia e por atribuir a mim mesmo o mérito das coisas boas que me sucediam.

Perdão por todas as vezes que questionei e critiquei seus desígnios e sua Palavra. Perdão pelas inúmeras mentiras que proferi. Perdoa-me por várias vezes ter sido hipócrita, por ter enganado diversas pessoas, pelas inúmeras vezes que fui desonesto e traiçoeiro.

Perdão por todas as vezes que me entreguei as vontades e prazeres da carne, aos prazeres deste mundo, as práticas e companhia de seus inimigos, que aceitei presentes, vantagens, regalias, mordomias, poderes, riquezas, prestígio, autoridade, ... de seus adversários.

Ajuda-me Senhor a conhecer mais da Tua palavra, para que eu seja o teu servo.

Soli Deo gloria